Friday, July 14, 2006

Tudo em família (Kanji Animado 6)

TUDO EM FAMÍLIA

Kanji Animado - No.6

(CLIQUE NA IMAGEM PARA REVER ANIMAÇÃO EM OUTRA JANELA)


Exceto pelos ermitões, o homem é um ser que vive em grupo. E o mais importante grupo humano é a família.

O kanji de família, 族, é uma combinação de bandeira com flecha. Falei sobre a origem do kanji de bandeira em outro post. Na verdade, antigamente este kanji era desenhado como uma flecha debaixo de uma bandeira, significando um conjunto de pessoas que tem algo em comum.


Mas como a inserção de uma flecha debaixo de uma bandeira levou à conotação de grupo? Imagine-se numa batalha na China antiga, centenas de soldados enfileirados apontando flechas contra o inimigo: isso fez com que flecha desse a idéia de alinhamento e coesão. Um grupo é, em outras palavras, uma união de pessoas motivadas por um mesmo objetivo.

O kanji de grupo ou família escreve-se 族 e pronuncia-se zoku. Este kanji é encontrado na palavra família, que em japonês é kazoku, 家族, na palavra tribo (部族, buzoku), na palavra povo, raça (民族, minzoku).

O povo Asteca, por exemplo, é azutekku zoku (アズテック族). Baseado nisso, podemos formar novas palavras simplesmente adicionando o kanji de 族 no final do nome de uma tribo. Por exemplo, a tribo dos índios tupi seria tupi zoku. (トゥピ族), tupi-guarani seria tupiguarani zoku (トゥピグアラニ族).

Em Tokyo, surgiu recentemente uma tribo de jovens chamada banbazoku (バンバ族).


Kanjis já publicados
Amor (愛), Beleza (美), Vitória (勝), Viagem (旅), Viagem "Adendo" (旅), Bandeira (旗)

1 Comments:

At 11:42 AM, Anonymous Anonymous said...

"afinidade", existe algum kanji para esta palavra? como poderia escrevê-la em chines?
gostaria de fazer uma tatuagem, mas nao consigo achar a tradução.
Grato

 

Post a Comment

<< Home