Sunday, July 02, 2006

Samba "Blues"

O Brasil quer ficar pertinho do Japão. Agora o Brasil segue os mesmos passos que o Japão (Samurai "Blues") na copa.

Há alguns dias, espantado ao ouvir de meu irmão que o Brasil parava nos jogos da copa do mundo, perguntei para uma ex-aluna minha, a Thais, se lá dia útil virava feriado mesmo. (Por que fiquei espantado se um dia já tinha vivido isso?) Aí ela respondeu no meu Orkut:

"por aqui, quando tem jogo do Brasil, ninguém trabalha... as ruas ficam desertas e até os bancos mudam o horário de atendimento para fechar na hora do jogo!!! é um fanatismo meio exarcebado!! hehehe"

Fiquei chocado na parte em que ela falou que os bancos mudavam de horário. Mas é tão natural isso para um brasileiro. Por que estou chocado? Será que os bancos alemães também fecham em horários de jogos da Alemanha? E os fanáticos ingleses, também fazem a mesma coisa? (Posso estar errado, de repente os japs fecharam os bancos aqui em 2002.)

Não se pode negar a genialidade do sistema brasileiro. "- Já que não vem ninguém no banco, nós fechamos e você pode ficar em casa assistindo ao jogo. Assim perpetuamos o sistema. - E se alguém precisar vir ao banco no horário do jogo? - Pouco importa. Você ainda acredita na frase do cliente em primeiro lugar?"

Também soube que a bolsa de valores de São Paulo fechava o pregão mais cedo nos primeiros jogos do Brasil, quando eram às 10 h da manhã (lá). Sem contar as coisas do passado, como CPI do Futebol, quando chamaram o Ronaldo para depor, ou de um projeto de lei para árbitro que apita mal. Função de deputado é outra. Fora a história do ministro torcedor. Tudo isso não está exagerado demais?

É problema cultural (não vejo isso como vantagem), mas a Thais está certa em dizer que a empolgação com o futebol é exacerbada demais. Será que não dá pra ser campeão sem deixar o país no piloto automático?

Todas essas palavras não apareceriam se o Brasil tivesse jogado bem e ido, pelo menos, para a final. Por que se importar se o Brasil está jogando bem? Mas por ter jogado tão mal na copa, fico pensando o quanto vale a pena o brasileiro focar tanta energia numa coisa só.

Ma, era só pra refletir um pouco, agora que o azul da bandeira brasileira está mais "blues".

13 Comments:

At 10:42 AM, Anonymous Anonymous said...

Sabe que eu nao estou triste?! Em 2002 eu disse que o Brasil nao precisava vencer a proxima Copa porque cinco ja tava bom demais! Deixasse os outros ganharem um pouco tambem.

A gente se acostumou a nao ser eliminado e nas Copas anteriores so tinha perdido pra Franca na final de 1998 - ai a Franca virou a pedra na nossa chuteira... Enfim, chegou a hora de perder de novo. Pronto.

O que realmente deixa o torcedor triste eh ver que a selecao nao perdeu lutando, como fizeram Argentina e Inglaterra que arrastaram seus adversarios para os penaltis. Mesmo atras no placar, os caras nao fizeram pressao no ataque.

Sera que o problema eh o excesso de estrelas? A impressao que da eh que os jogadores titulares pensam ja ter conquistado tudo o que podiam no futebol. Como disse o Gilmar Piolla no final do texto que voce cita, faltou empenho, tatica, vontade de chegar la. E olha que ele tava falando de outra Copa.

 
At 11:33 AM, Blogger Karina Almeida said...

antes de comentar o post do emerson, quero comentar o comentário da raquel. hihihi...

eu JURO que não tava contando com o hexa e que ficaria satisfeita com o 3º lugar.

mas tô arrasada sim, porque não acredito que o brasil foi perder logo da frança!!

podia perder de qualquer um: gana, japão, itália, alemanha, portugal e até da argentina. mas da frança nãaaaaaaao!!

não aguento aquela careca do zidane e o povo falando que ele é o máximo! (ok, tô apelando. é choro de perdedora, como disse o parreira no jogo contra gana).

também fiquei muito chateada pelo ronaldinho gaúcho. como ele vai se explicar: o melhor do mundo há 1 ano sem fazer gol pela seleção e completamente apagado nessa copa?

por outro lado, fiquei muito feliz pelo ronaldo. como ele mesmo disse: "gol emagrece". e ele calou a boca da imprensa!

e essa garra que você falou, realmente, a gente não viu né? o ronaldo sim, tava com vontade de jogar. e o robinho - que eu ADORO - sempre entra em campo com aquela "fome de bola". pena que o parreira não deixou ele jogar mais...

agora, o comentário do post. hihihi...

é exagero sim, mas eu dou o maior apoio. já ouviu falar que "alegria de pobre dura pouco"?

pois é, essa é a maior alegria do (pobre) povo brasileiro. deixa eles (oops, eu tô dentro) curtirem! é só de 4 em 4 anos. e se uns perdem dinheiro aqui, outros ganham a maior grana com essa bagunça toda. imagina o faturamento dos donos de bar, dos lojistas...

ai, como sempre, empolguei e escrevi demais.

sorry!

 
At 11:46 AM, Anonymous Anonymous said...

Mais um comentariozinho. Esse post me fez lembrar uma coisa que o Henry disse em uma entrevista: ""Quando eu era criança, ia à escola das 7 horas da manhã às 5 da tarde e, quando queria jogar bola, meu pai não deixava. Dizia que estudar era mais importante. No Brasil, as crianças jogam bola das 8 às 18 horas." Ele falou isso pra tentar explicar porque tem tanto craque no Brasil. Tudo bem que ele deu uma exagerada, mas fiquei pensando: eh esse o preco que temos de pagar pra ser superpotencia no futebol? Eu, hein!

 
At 11:58 AM, Anonymous Anonymous said...

O que a Raquel falou aí em cima é verdade.
Na França, a moda ainda é a antiga. Lá, ainda existe o hábito de dizer que as pessoas só podem vencer pelo estudo. Um pouco diferente do Brasil que já esqueceu que isso existe.
Lá ainda existe o sonho de estudar na Ecole Polytechnique, a instituição mais díficil de entrar, cujos graduados tem emprego quase que certo nas grandes empresas e instituições públicas.
No Brasil, qual é o sonho? Entrar no ITA, USP? Já faz tempo que isso não é garantia de emprego.
Voltando ao assunto, mas os franceses são malucos. Eles ficam lembrando do Napoleão, Lavoisier antes das partidas difíceis para ver se pinta algum brio.
Acho que os franceses devem comemorar bastante agora pois Portugal tem chances reais de bater a França, muito diferente do Brasil, que só tinha sonho.

 
At 2:54 PM, Blogger Juju said...

Mais um comentariozinho. Esse post me fez lembrar uma coisa que o Henry disse em uma entrevista: ""Quando eu era criança, ia à escola das 7 horas da manhã às 5 da tarde e, quando queria jogar bola, meu pai não deixava. Dizia que estudar era mais importante. No Brasil, as crianças jogam bola das 8 às 18 horas." Ele falou isso pra tentar explicar porque tem tanto craque no Brasil. Tudo bem que ele deu uma exagerada, mas fiquei pensando: eh esse o preco que temos de pagar pra ser superpotencia no futebol? Eu, hein!

 
At 11:11 PM, Blogger Karina Almeida said...

kkkkkkkkkk... hahahaha...
(nao sei como escrever uma super gargalhada!)

q q deu no seu blog??

mas essa maluquice tem uma vantagem: o ibope vai la em cima.

tomara que o meu blog fique maluco tb :)

 
At 5:36 AM, Blogger Maíra said...

Já sabia que da França não passavam, estavam jogando mal, não era a seleção brasileira que a gente conhece e gosta de ver jogar. Quem sabe em 2010 na Africa do Sul.

Quanto à injeção no bumbum você pode ter certeza de que a coisa é ainda pior do que você imaginou já que aqui bumbum, bunda e bundinha não são utilizados, o comum mesmo é dizer rabo ou cu, isso mesmo, eles dizem com a maior naturalidade essa palavrinha pequena que para nós é tão feia!!Portanto, seria uma pica naquele lugar!! hihihihih

 
At 2:16 AM, Anonymous Anonymous said...

Amei seu blogger. Morei 14 anos no Japão e não tinha conhecimentos de tantas coisas que vc menciona.Minha vida foi de casa para o trabalho e vice versa.Vc é muito inteligente Deus te abençoe e vou continuar as pesquisas do japão por seu intermédio. Abração.Admiradora anonima.

 
At 9:29 AM, Blogger Karina Almeida said...

COMENTÁRIO DO COMENTÁRIO DA MAÍRA

gente, imagina ter que falar "tomei/vou tomar uma injeção no bumbum" em portugal...

ai que vergonha!

 
At 10:46 AM, Blogger Juju said...

Maira,
nao consigo acreditar ate agora!!!!

Isso dá pano pra fazer muita piada de portugues...

Se tiver mais coisa assim, posta! É muito bom!

 
At 11:36 AM, Blogger Juju said...

Uau, tenho uma admiradora anonima!

Obrigado pelos comentarios.

Irasshai. Welkommen.

Comente sempre, ok?

 
At 6:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu acho um pouco fora do normal, sim!! Fica parecendo ateh q o nosso pais nao eh mesmo muito serio...
E Karina, ceus!! Deixa o Zidane em paz!! Gente, o moco jah vai se aposentar, e tah fazendo uma otima atuacao, sim!! Ou melhor, comecou depois do jogo contra o Brasil, neh? Nao sei o q eh q deu, enfim... Mas jogou mil vezes melhor do q o Ronaldo naquele jogo, temos q admitir!!

 
At 8:33 PM, Blogger Juju said...

Gostei do comment, Shigeko.

 

Post a Comment

<< Home