Monday, July 10, 2006

Que tal ir ao 99 shop?


Onde faço minhas compras diárias em Tokyo?

Quase metade do orçamento deve ir para esse supermercado: 99 shop ("Kyukyu shoppu." Kyu é o número nove em japonês.)


Tudo por 99 ienes. É uma loja sui-generis porque não vendem só bugigangas como nas lojas que conheci fora do Japão. Tem comida, legumes, frutas, pão, leite, sorvete, enlatados, suco, papel higiênico, salgadinho, amaciante de roupa, detergente, sabão em pó, talheres, lanterna e muita, muita coisa boa e barata.

Não são produtos exclusivos da loja. Alguns produtos vendidos no 99 shop também são vendidos em outros supermercados locais. Por exemplo, enquanto o 99 shop vende um molho de tomate por 99 ienes, o supermercado que fica a 50 metros dali vende o mesmo produto por 240 ienes.

Como tudo custa 99 ienes, acontecem algumas disparidades estranhas. O "pão pullman" japonês com 6 fatias custa 99. Mas um relógio de parede bacaninha também está por 99 ienes. Um garfo, que dura a vida inteira, e um pacote de Doritos, que acaba em minutos, também custam 99 ienes cada.

A lógica disso não está na cabeça das criaturas que compram, mas na cabeça dos criadores do negócio. Para descobrir a verdade, bastou um pouco de introspecção.

Certa vez, fui à loja apenas para comprar pão. Jurei que só ia lá para comprar o pão e ir embora. Mas dentro do campo magnético invisível que envolve o mercado, outras mercadorias que não tinham nada a ver foram atraídas para dentro do cesto de compras. Uma compra que começou com a intenção de gastar 99 acabou custando 495 ienes. Mágica?

Em outras palavras, se tivesse ido a um supermercado mais caro e tivesse comprado o mesmo pão por 190 ienes, a compra teria parado por aí. Mas como o consumidor é possuído por uma força de levar vantagem em tudo, acha que está fazendo um bom negócio e acaba levando coisas que não precisava.

O 99 shop é uma cadeia de supermercados. Como as lojas variam de tamanho dependendo do lugar, tive sorte de morar perto de uma loja bem grande onde a variedade de produtos é enorme. Certamente, não posso viver sem.

Outros itens "99":
alicate de ferramenta, grampeador, fogos de artifício, lanterna, pilha, DVD gravável, doritos etc.



Vocabulário 99
生鮮 【せいせん】 fresco
精肉 【せいにく】 carne processada
冷凍魚 【れいとうぎょ】 peixe refrigerado
惣菜 【そうざい】 alimento preparado
雑貨 【ざっか】 produtos diversos

4 Comments:

At 8:31 PM, Anonymous Anonymous said...

Mais um item para a minha lista das coisas de que vou sentir falta quando for embora do Japao...

 
At 8:41 PM, Blogger Juju said...

E eu, então?
Vou chorar!

 
At 10:31 AM, Blogger Karina Almeida said...

emerson a 99 shop tem ateh trilha sonora ne? que tal fazer mais um post sobre isso? com fundo musical, claro...

eu sempre quis comprar o cd. ainda vou comprar! vc e a raquel deviam comprar tb pra matar saudade da loja qdo estiverem no brasil :)

 
At 10:49 AM, Anonymous Anonymous said...

E aee Emerson!!!
tudo certinho?!?!
muito interessante entrar no seu blog e ler as coisas que você posta!! ehhehe.. cada vez que eu entro eu encontro uma nova curiosidade sobre as coisas do Japão!!! é bom saber, né?!
muito legal mesmo essa loja, né!? nunca tinha ouvido falar!!! hehehe...
beijos

 

Post a Comment

<< Home