Monday, January 01, 2007

Nosso Ano Novo no Japão

Este ano fomos para a Torre de Tokyo, em Shiba Park (Shiba Kouen) em Minato-ku, para celebrar a chegada do ano novo.

A Torre de Tokyo é inspirada na Torre Eiffel. Eu nem sabia que tinha torre de Tokyo quando cheguei no Japão. Descobri por acaso onde ficava quando procurava o local da alfaiataria que meu pai tinha aqui, no bairro de Roppongi, antes da construção da torre em 1956. Hoje há um McDonalds no lugar. (Eu tenho a foto, não da alfaiataria, mas a do McDonalds.) Não posso dizer que a torre de Tokyo é uma cópia pois não lembra em nada a atmosfera da torre de Paris. Parece que os japoneses da época queriam dizer que "se os franceses têm, a gente também pode." Ela foi construída para ser suportar as antenas de TV de Tokyo. Para variar, dentro há vários museus (inclusive o Museu do Guinnes Book) e também restaurantes. Deveras curioso. Para quem nunca foi, há uma webcam ao vivo do topo da torre, neste site (tem de apertar um botão onde está escrito English).

Um luminário no prédio da torre nos felicitava Kinga Shin'nen (Feliz Ano Novo).

Voltando ao assunto, lá no local havia uma certa multidão, talvez 1000 pessoas, e estava tudo muito civilizado. O ambiente não indicava que haveria algum evento especial tal como uma "super queima de fogos de Copacabana". Um funcionário da torre dizia constantemente no megafone: "Podem ficar o tempo que quiserem mas não vai ter nada aqui." Apesar disso, um indiano muito maluco perto de nós começou a soltar berros a alguns minutos do ano novo e agitou o local. O que não faz alguns berros histéricos. Muita gente apareceu do nada e, com uma boiada, começaram a correr para o local onde nós estávamos. Deve ter passado de mais de 2000 ou 3000 pessoas. Ou mais.

De repente, ouço um "10, 9, 8...", provavelmente um cara inteligente estava sincronizado com o relógio do celular, pois não havia telão com contagem regressiva. E no êxtase, no primeiro segundo do ano novo, se iluminou um singular "2007" bem no centro da torre. Não houve estouro de fogos de artifício, como esperado. O que houve foi estouro do nosso champagne francês, afinal estávamos na frente da torre.

As fotos são da Raquel, que insistentemente tentava tirar "a" foto para a capa da Time. E conseguiu (tirar a foto, não publicar na Time). Não teríamos ido lá se não estivessem os amigos da Raquel, Gisele e seu marido Paul, que moram perto de lá.

Foi divertido de qualquer maneira. Certamente não é essa a maneira tradicional de os japoneses celebrarem a passagem do ano novo, senão haveria uma grande festa com fogos e trio-elétrico, com direito a aparecer no Jornal Nacional. Japonês que é japonês celebra a passagem de outra maneira, e uma vez eu fui conferir. Mas fica para um próximo post.

13 Comments:

At 5:22 PM, Blogger Karina Almeida said...

oba! quero saber como eh o ano novo de japones que eh japones :P

conta! conta! conta!

eu tenho ideia, mas nunca participei : (

e FELIZ ANO NOVO para o casal wan!

 
At 5:24 PM, Blogger Emerson Wan said...

Conto, conto, conto.
Feliz Ano Novo!

 
At 7:55 PM, Blogger Para o alto e avante! said...

Deve ter sido muito legal de qualquer forma... E como diz a Karie, é preciso legenda para dizer que a virada do ano começou no Japão!

Um Feliz 2007 para o casal Wan!

 
At 9:50 AM, Anonymous Lissa Wan said...

Oiie ;D
Esse Ano Novo japonês deve ser bem interessante (y)
Um ótimo 2007!
Beijos ;*

 
At 11:59 AM, Blogger Paulo said...

Prova de que a festa é mesmo feita pelas pessoas! Nem com a determinação da prefeitura de não fazer a contagem na torre conseguiram impedir que as pessoas a fizessem por conta própria!

Feliz 2007 para o casal Wan!

 
At 5:48 PM, Blogger Gisele Scantlebury said...

Emerson, sem duvida foi muito engracado quando o indiano louco correu gritando e uma multidao veio para o nosso lado. Adorei a companhia, viu? Feliz Ano Novo (de novo!) para voces. Beijos!

 
At 12:18 AM, Anonymous vitor, de kamata said...

Feliz ano novo pra vc e pra Raquel. Abs

 
At 12:15 AM, Blogger vitor said...

Emerson e Raquel, espero que 2007 seja repleto de realizacoes. Aproveito para divulgar o meu blog. De uma passadinha lah! Bjos
http://novacipango.blogspot.com/

 
At 2:03 PM, Blogger Martinha said...

Olá casal Emerson e Raquel!! ^^

Antes de tudo encontrei o blog de vcs por acaso numa procura ao Google por Kodaira-Tokyo... E descobri quase no final da minha empolgante leitura que vcs são daíii!!! Nossa!!! Meu pai está aí e daqui a um mês estarei por aí tbm!!! hehe ^^

Mas, então, gostaria de parabenizá-los pelo blog!!!
Adorei ler tudinho em uma noite só!!! XD
Não não, tudo não, a primeira página!!! hehe
Muitas coisas das quais já sabia ou tinha idéia, mas mesmo assim foi muuuuito legal ler tudo!!! Continuem assim ^^

Eu não tenho como não comentar sobre THIS WATER BE GOOD TO DRINK!!! Foi muuuuito engraçado! Quase acordei minha mãe com a risada hehehe
E logo serei outra alienígena no nihon!!! heheheh
E Raquel, vc realmente estava linda de gueixa!!! ^^ E que legal mesmo, nossa, NHK!!!

Gomen escrevi demais!!! hehe
Eu acho que deveria ter um blog mas nem tenho... =)

Ah sem autorização nenhuma de vcs eu peguei quase todas as fotos inusitantes e curiosas pra mostrar pros meus amigos que tanto me perguntam sobre coisas do Nihon... Fiz mal??? Se quiserem eu divulgo o blog!!! heheheh
Blog do qual eu sempre quis fazer um igual, contando tudo o que eu sei sobre o nihon, mas tô vendo que não preciso mais fazer isso... hehehehe...

Beijão!

Martinha Sato
Indaiatuba/SP

 
At 2:16 PM, Blogger Martinha said...

Ah entao, eu tenho um blog imaginário hehe
Criei somente pra poder postar comentários no blog do meu amigo que escreve sobre o dia-a-dia da minha turma da faculdade
rss

 
At 1:24 PM, Blogger Emerson Wan said...

Oi, Karina, Alto e Avante, Lissa, Paulo, Gisele e Martinha. Otimo ano novo a todos.

Enquanto todos voces estao em 2007, como no Japon o ano letivo so começa em abril, na faculdade eu ainda me sinto em 2006.

 
At 1:17 PM, Blogger Angélica Camacho said...

Yo nunca me tomé una foto en esa torre!! Y estando tan cerca! No lo puedo creer...
En fin, me alegra que el casal Wan haya recibido el 2007 de manera super especial.

Un besote

 
At 10:51 AM, Blogger Emerson Wan said...

Oi, Martinha!
que legal o jeito de voce parar aqui!
acho muito legal quando é assim.
tambem é bom saber que voce curtiu o blog. fiquei muito lisonjeado.

quer dizer que voce tambem sera alienigena no japao? é, voce vai receber carteirinha e tudo, certificado pela prefeitura.

Bom, sobre as fotos do blog, seria legal divulgar o blog.

volte sempre!

 

Post a Comment

<< Home