Nosso Ano Novo no Japão

A Torre de Tokyo é inspirada na Torre Eiffel. Eu nem sabia que tinha torre de Tokyo quando cheguei no Japão. Descobri por acaso onde ficava quando procurava o local da alfaiataria que meu pai tinha aqui, no bairro de Roppongi, antes da construção da torre em 1956. Hoje há um McDonalds no lugar. (Eu tenho a foto, não da alfaiataria, mas a do McDonalds.) Não posso dizer que a torre de Tokyo é uma cópia pois não lembra em nada a atmosfera da torre de Paris. Parece que os japoneses da época queriam dizer que "se os franceses têm, a gente também pode." Ela foi construída para ser suportar as antenas de TV de Tokyo. Para variar, dentro há vários museus (inclusive o Museu do Guinnes Book) e também restaurantes. Deveras curioso. Para quem nunca foi, há uma webcam ao vivo do topo da torre, neste site (tem de apertar um botão onde está escrito English).
Voltando ao assunto, lá no local havia uma certa multidão, talvez 1000 pessoas, e estava tudo muito civilizado. O ambiente não indicava que haveria algum evento especial tal como uma "super queima de fogos de Copacabana". Um funcionário da torre dizia constantemente no megafone: "Podem ficar o tempo que quiserem mas não vai ter nada aqui." Apesar disso, um indiano muito maluco perto de nós começou a soltar berros a alguns minutos do ano novo e agitou o local. O que não faz alguns berros histéricos. Muita gente apareceu do nada e, com uma boiada, começaram a correr para o local onde nós estávamos. Deve ter passado de mais de 2000 ou 3000 pessoas. Ou mais.

As fotos são da Raquel, que insistentemente tentava tirar "a" foto para a capa da Time. E conseguiu (tirar a foto, não publicar na Time). Não teríamos ido lá se não estivessem os amigos da Raquel, Gisele e seu marido Paul, que moram perto de lá.
Foi divertido de qualquer maneira. Certamente não é essa a maneira tradicional de os japoneses celebrarem a passagem do ano novo, senão haveria uma grande festa com fogos e trio-elétrico, com direito a aparecer no Jornal Nacional. Japonês que é japonês celebra a passagem de outra maneira, e uma vez eu fui conferir. Mas fica para um próximo post.
11 Comments:
oba! quero saber como eh o ano novo de japones que eh japones :P
conta! conta! conta!
eu tenho ideia, mas nunca participei : (
e FELIZ ANO NOVO para o casal wan!
Conto, conto, conto.
Feliz Ano Novo!
Deve ter sido muito legal de qualquer forma... E como diz a Karie, é preciso legenda para dizer que a virada do ano começou no Japão!
Um Feliz 2007 para o casal Wan!
Oiie ;D
Esse Ano Novo japonês deve ser bem interessante (y)
Um ótimo 2007!
Beijos ;*
Prova de que a festa é mesmo feita pelas pessoas! Nem com a determinação da prefeitura de não fazer a contagem na torre conseguiram impedir que as pessoas a fizessem por conta própria!
Feliz 2007 para o casal Wan!
Emerson, sem duvida foi muito engracado quando o indiano louco correu gritando e uma multidao veio para o nosso lado. Adorei a companhia, viu? Feliz Ano Novo (de novo!) para voces. Beijos!
Feliz ano novo pra vc e pra Raquel. Abs
Emerson e Raquel, espero que 2007 seja repleto de realizacoes. Aproveito para divulgar o meu blog. De uma passadinha lah! Bjos
http://novacipango.blogspot.com/
Oi, Karina, Alto e Avante, Lissa, Paulo, Gisele e Martinha. Otimo ano novo a todos.
Enquanto todos voces estao em 2007, como no Japon o ano letivo so começa em abril, na faculdade eu ainda me sinto em 2006.
Yo nunca me tomé una foto en esa torre!! Y estando tan cerca! No lo puedo creer...
En fin, me alegra que el casal Wan haya recibido el 2007 de manera super especial.
Un besote
Oi, Martinha!
que legal o jeito de voce parar aqui!
acho muito legal quando é assim.
tambem é bom saber que voce curtiu o blog. fiquei muito lisonjeado.
quer dizer que voce tambem sera alienigena no japao? é, voce vai receber carteirinha e tudo, certificado pela prefeitura.
Bom, sobre as fotos do blog, seria legal divulgar o blog.
volte sempre!
Post a Comment
<< Home