Friday, September 01, 2006

Bíblia em mangá

Já escrevi um post da Bíblia Falante, um iPod Cristão que tem toda a bíblia narrada. Basta apertar o botão e ouvir.

Agora encontrei a "Bíblia em Mangá" (MANGA BIBLE STORY, まんが聖書物語) na livraria. Vamos conferir.

Tirei algumas fotos de duas histórias bem conhecidas de todos: a da Arca de Noé e a da parábola da multiplicação dos peixes.

Clique nas fotos para ampliar.

A foto abaixo mostra a arte japonesa aplicada à religião. Há inúmeras narrações ilustradas da bíblia, inclusive em português, mas não conheço uma que traz o dinamismo que o traço dos desenhistas japoneses produzem.

A página abaixo mostra uma imagem mais conhecida do estilo mangá. Pequenos quadrinhos com balõezinhos para as falas e letras grandes para as onomatopéias. No quadrinho central, a Arca tromba numa rocha gigante produzindo um grande DÔOOOOOM. Aí um dos fulanos com a fitinha na cabeça diz: "Vejam. A luz do sol!!!" É nesse instante que Noé solta a pomba para ver se há terra nas proximidades.


Agora, o profeta.

No quadrinho abaixo, o grande profeta fala para Simão e André: "Chega mais que vou ensinar vocês a pescar." Eles não estavam botando fé até que ...


... os peixes começaram a borbulhar. Olha o peixe aí, gente!!!


Viram bem o visual do profetinha? A barba dele está muito bem aparada!

Pra quem quiser expandir o conhecimento, também tem o mangá do Velho Testamento. Este aqui tem o Adão, a Eva e a cobrinha na capa.

Dá uma olhada na cobra safada: "Comam a maçã que tá tudo tranqüilo." (Observem a lingüinha, é do tamanho da malícia.)
Depois que eles dão a mordida, Adão se arrepende e fala: "Ibu!" e Eva: "Adamu!"
(Ibu = Eva; Adamu = Adão.)

Olha a cara de arrependimento do "Adamu" e da "Ibu". O desenhista do mangá tem a habilidade de transmitir emoção sem palavras. É como se dissessem:
- Eva, o que fizemos?
- Adão, fomos induzidos por essa cobra em forma de berinjela.

Publicações assim no Brasil mudariam radicalmente o conceito de aprender os ensinamentos do livro sagrado. Muita gente o leria até espontaneamente! Eles diriam: "Ah, vou ler um gibi." Quem sabe entrasse na lista dos 10 livros mais lidos da Veja, apenas atrás do Dilbert. Algo me diz que esses mangás teriam um público maior em outro país.

Preços: Todos disponíveis no Amazon japonês.
MANGA BIBLE STORY (Novo e Velho Testamento) まんが聖書物語, 872 pág. 2500 ienes (45 reais)
Velho Testamento em Mangá マンガで楽しむ旧約聖書, 229 pág. 1365 ienes (24 reais)
Novo Testamento em Mangá マンガで楽しむ新約聖書, 231 pág. 1365 ienes (24 reais)


**Gostou deste post? Então comente! e faça o favor de ler o post abaixo!

15 Comments:

At 11:44 PM, Blogger Jadyr Pavão Júnior said...

ei, Kreks,

adorei a Bíblia!

Mas acho que o mocinho e a mocinha poderiam ter olhos orientais. Já a bandida ficou bem de roxo!

Vou seguir a leitura.

inté!

 
At 9:04 AM, Anonymous Anonymous said...

Emerson!!!!
Nossa... quanto tempo que não entro no seu blog!!! desculpa.. mas é que esse mês mal parei na internet....
eu ADORO os seus posts!!!! São todos muito interessantes!!! me divirto aqui com as curiosidades e novidades!!!!! muito legal MESMO!!!!
Mas e aí, como andam as coisas?!
saudade...
beijos

 
At 9:47 AM, Blogger Karina Almeida said...

tô chocaaaaaaada! nunca imaginei uma bíblia em forma de mangá!!

meu deus!!

esse japão não se cansa de me surpreender!

AMEI o post! e quero comprar a bíblia sagrada!!

quanto custa? onde você encontrou?

eu quero! eu quero! eu quero!


ps: vou sugerir pro blog ctrl+c crtl+v copiar e colar esse post :D

 
At 9:50 AM, Blogger Paulo said...

Muito interessante essa Bíblia! Concordo que isso tornaria a leitura muito mais agradável.
Também fiquei com vontade de ter uma.
Abraço

 
At 9:52 AM, Blogger Karina Almeida said...

ah, "cobra em forma de berinjela" foi demais! tô rindo até agora!

kkkkkkkkkkk....

 
At 1:22 AM, Blogger Ewerthon Tobace said...

Também fiquei bestificado!
E tenho de dizer que a idéia da Bíblia em forma de mangá foi BRILHANTE!
E a sugestão da Karie está valendo.Só não vou piratear o post agora pque acabei de republicar um seu! Vão pensar que eu so pirateio o seu blog e o da Karie!
abs,

 
At 3:24 AM, Anonymous Anonymous said...

Eita que massa Emerson! Preciso de uma destas Bíblias já que sou cristão e adoro um bom mangá, pena que são em japonês.


Só mais uma coisa, você já aprendeu a dançar o PARA PARA? heheheheh(futuro post do meu blog)

 
At 1:56 PM, Blogger Juju said...

Karina,
acrescentei no post os preços e onde encontrar.

Daniel,
eu não sei nem o que é Para-Para...

Ewerthon,
não tem problema nenhum. Aqui você decide.

 
At 12:24 AM, Anonymous Anonymous said...

Ola Emerson! =^^=
Hajimemashitene...rs
Tava lendo sua materia, sobre o gaijin toroku..rsrs... ah...dah vontade de imprimir e mostrar pra todo mundo..rs...Eu tb ja tinha notado q somos alienigenas ..hehe.. E se vc quase nao usa seu gaijin toroku comigo eh diferente, ate na rua ja me pediram x_x E no brasil, eu nao andava com rg, e tb nunca precisei..rs..Seu blog eh otimo..Maior comedia...rs..bju..

 
At 2:44 AM, Blogger Maíra said...

ADOREI!!! Fazia tempo que eu não vinha aqui, mas como sempre adoro os seus posts!
Acho que se vendessem isso em qualquer lugar do mundo, as pessoas passariam a gostar mais das histórias biblicas.
Bjos

 
At 2:56 AM, Anonymous Anonymous said...

oieee
mew adorei seu blog!!! eu nao tenho blog!! mas mew.. achei um barato essa biblia em manga..
vc poderia me add no seu msn se tiver ou me mandar email? vo te deixar aqui..
dsandrioli@hotmail.com
eu desenho mangas e queria tirar umas ideias se tiveres afim..
obrigada.

 
At 5:25 AM, Blogger Unknown said...

Para quem quiser, disponibilizei a biblia para iPod em português no meu blog.
http://ezequias.net/artigos/20/biblia-para-ipod/

 
At 5:27 AM, Blogger Unknown said...

Para quem quiser, disponibilizei a biblia para iPod em português no meu blog.
http://ezequias.net/artigos/20/biblia-para-ipod/

 
At 10:58 PM, Anonymous Anonymous said...

oi,
já que vc sabe das coisas mais que eu... encomenda prá mim!!!
teria como vc fazer isso???
um abraço,
lukamaluka

 
At 10:58 PM, Anonymous Anonymous said...

oi,
já que vc sabe das coisas mais que eu... encomenda prá mim!!!
teria como vc fazer isso???
um abraço,
lukamaluka

 

Post a Comment

<< Home