Thursday, August 24, 2006

Eu, Alien?

Essa é a minha carteira de identidade japonesa. Bacana!

É chamada de Gaikokujin Tōroko (Shōmeisho). Eu costumo chamá-la de Gaikokujin "Tô loko."

Quem vem morar aqui tem de tirar essa carteirinha nos primeiros 15 dias. É extremamente útil para reentrar no país no aeroporto, pois não precisamos pegar a imensa fila dos estrangeiros. Entramos no país como moradores. De resto, não lembro de outra grande vantagem desta carteira, pois quase não a pedem.

É bem diferente do Brasil onde tem de mostrar a cada cinco segundos a carteira de identidade.


Agora, preste bem atenção nas letras pequenas.

Taí, com os olhos que a terra há de comer. "Certificado de Registro de Alienígena."

Na cara dura, me chamam oficialmente de alienígena!!!


Há uma definição no Houaiss que confirma isso. Todos os brasileiros são alienígenas aqui.

Alienígenas de todo o Japão, juntem-se a mim!

De preferência comentando no meu blog.

14 Comments:

At 12:10 AM, Blogger Karina Almeida said...

hahahaha! quer dizer que eu tambem sou alienigena! nao sabia!

ah, mas a carteira de alienigena eh util sim (de vez em quando, mas eh).

e por causa dela, ja voltei pra casa no CARRO DE POLICIA!

depois conto essa historia direito la no meu japao. hihihi...

 
At 1:46 PM, Blogger Paulo said...

Eu também já ganhei uma carona no carro da polícia quando me perdi e não falava um "a" em japonês. Bastou mostrar o certificado de ET e me levaram em casa. :D
Mas, sério, já deu muita polêmica o fato deles usarem de forma equivocada a palavra alien. O correto seria foreign, como é usado em outros países, mas ainda não apareceu ninguém com força suficiente para alterar isso. Quem sabe quando os estrangeiros puderem votar? hehehe

Abraço

 
At 1:50 PM, Blogger Juju said...

Só eu não andei no carro na polícia, snif snif. Tambem sou alienigena.

 
At 11:02 PM, Anonymous Anonymous said...

Pra mim ja foi bem util nas duas vezes em que fui parada pela policia! Dificilmente vao te parar. So se acharem que voce e chines...

 
At 11:25 PM, Anonymous Anonymous said...

Penso que alien também pode significar estrangeiro sem qualquer outra intenção. Acho que é o Sting que tem uma música que diz que ele é um "legal alien" em New York.

 
At 11:56 PM, Blogger Juju said...

Tambem penso que alien em ingles é uma palavra sem más intenções, mas que hilariamente para nos estrangeiros tem tambem o sentido de gente de outro planeta.

Falando em música, conheci a palavra Alien com uma canção do disco do Genesis (nao sou tao velho assim) chamada "Illegal Alien." Falava de um cara que levava muamba na mala. Nesse sentido, Alien é um santo se comparado com aqueles que levam dolares na cueca.

 
At 10:28 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu não cheguei a pesquisar sobre o assunto, mas desconfio que "alien" é inglês britânico. Há várias coisas no Japão cuja tradução oficial para o inglês é britânica. Um exemplo que me ocorre agora é "ministery" (ministério do governo), que em americano seria "department".

 
At 8:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Isso me lembrou uma historia de um cara brasileiro, que conversando comigo, falando do preconceito que nos estrangeiros sofriamos aqui, citou esse exemplo. E ele falou muito serio e bravo: A maior prova disso eh q na nossa carteira de registro vem escrito que a gente eh ALIEN!! Bom, ele tava tao exaltado q eu acabei deixando pra lah mesmo...
Acho que eh tudo culpa do filme!! rsrsrsr...

 
At 12:08 PM, Blogger Juju said...

Adriano, entendi o que vc quis dizer.
Pelo dicionario ingles, a palavra é usada com mesma frequencia tanto nos EUA qto Inglaterra.
Agora de quando veio a conotacao alien como ser de outro planeta? A Shigeko sugeriu que foi por causa do filme. Mas estou lendo o livro do Cosmos que foi escrito antes do filme e algumas vezes a palavra alien é usada para se referir aos nossos amigos de outros planetas.
Seria interessante se alguem pudesse esclarecer isso.

 
At 2:32 PM, Blogger Daniel T. Yara said...

Ola Emerson
Tudo bom?
Obrigado pelo mensaje que me envio sobre meu primer blog...
O tema e que olheando este post sobre seu cartão de alien "area 51" por segurança sería bom (eu penso) omitir alguns dados de seu dados pessoais que sain em este post.
Ate mais

 
At 6:08 PM, Blogger Juju said...

Ola, Daniel
obrigado pela atenção.
Todos os dados da carteira alienigena foram alterados antes de ir para o ar.

 
At 8:08 PM, Anonymous Anonymous said...

Não deixe a sua carteira de estrangeiro a mostra na internet. É perigoso! Alguém pode aproveitar de seus dados.
Cuidado!
Eu tb moro aqui no Japão, meu marido é japonês e constantemente vejo e sei casos inacreditáveis.
Um abraço

 
At 11:35 PM, Blogger Juju said...

Obrigado pelos avisos, mas quem quiser roubar os dados fique a vontade. sao todos falsos mesmo.

 
At 1:24 AM, Anonymous Anonymous said...

Hehehehe
Verdade!
Concordo.
E quando olham o gaikin então?!
Só faltam perguntar de que planeta vim.Hehehehe.

Show seu blog.
Beijosss

 

Post a Comment

<< Home