Monday, October 02, 2006

Tudo ao contrário

By Raquel
Outro dia me dei conta de que um estrangeiro quando vem pro Japão não só deve se preparar para choques culturais diários como também precisa programar o cérebro pra funcionar ao contrário. Como diria a minha mãe, aqui no Japão é tudo "as vessa", traduzindo, "do avesso".

Vejamos:

- O volante do carro fica do lado direito e a mão de direção também é oposta. Ok, ingleses e alguns outros povos não estranham, mas brasileiro tem de se acostumar.

- Os japoneses colocam açúcar em comida que deveria ter sal (como o sushi e molhos que regam peixes, frango e hambúrguer). Já os doces japoneses nem mereciam ser chamados de doce.

- Aqui, as portas da casa abrem pra fora. Pelo menos no Brasil a gente abre a porta pra dentro.

- Os japoneses falam de trás pra frente que nem o mestre Yoda da série Guerra nas Estrelas. Por exemplo: Vou ao restaurante comer sushi. Eles falam: Resutoran ni sushi o tabe ni ikimasu (Restaurante ao sushi comer vou).

- Quando vão contar nos dedos, os japoneses começam com a mão aberta e vão fechando do polegar para o mindinho. A gente começa com a mão fechada, abre o indicador, o médio, o anular, o mindinho e, por último, o polegar.

- Eles escrevem e lêem da direita para a esquerda. E também folheam livros e revistas de trás pra frente. O início deles é o nosso final - e o final é no início. Deu pra entender, né?

- Os japoneses tomam banho no chuveirinho antes de entrar na banheira. Mas isso tem uma explicação. Aqui, a banheira (ofurô) não é pra tomar banho e sim pra relaxar. Por isso tem de tirar a sujeira do corpo antes de entrar, para não sujar a água e outra pessoa poder usar.

É tudo hantai (ao contrário)!

Foto: Eu num Toyota conversível brincando de dirigir do lado direito.

14 Comments:

At 12:58 AM, Anonymous Anonymous said...

Essa da porta abrir pra fora (sotobiraki, em japonês)me chamou atenção, e até hoje, acho estranho...sei lá. Do volante ser do lado direito, já me fez pagar várias vezes o mico de ouvir do meu pai(host family)dizer:"o que vc tá fazendo aqui? Vc é do outro lado..." risos. Agora, "falar de trás pra frente" foi engraçado!!! hahaha...primeira coisa que imaginei sem ler tudo foi um japonês dizendo: "ka desu nanji ima" hahahaha...mas gostei como coletou as coisas que são "as vessa" no Japão.

 
At 2:04 AM, Blogger Karina Almeida said...

amei esse post!

eu concordava com a teoria do avesso ateh o kuni (japones!) me lembrar: quem disse que o japao eh que eh do avesso? quem disse que o "lado" do brasil que eh o certo?

hihihi... enfim, acho que se o kuni tivesse um blog, ele tambem escreveria que nos e o brasil somos do avesso :D

ah, tenho outro exemplo: a embalagem do picole! os japoneses abrem do lado contrario da gente. a gente abre por cima. eles abrem por baixo.

muito divertido!

ah2, vou sugerir esse post para o ctrl+c ctrl+v!

bjinhos :-)

 
At 10:50 AM, Anonymous Anonymous said...

ainda bem que voce fala que é tudo ao contrário, e não "tudo errado" como diz a nossa amiga Karina. Essa historia da porta, nunca reparei no Brasil, mas isso também não é daqui só. Achei engraçado quando vi na TV um professor de bons modos da Áustria ensinar como abrir esse tipo de porta como um cavalheiro para um menino que ia participar, junto com uma garota, daquele baile de debutantes no palácio de não sei aonde lá em Viena. Como um bom cidadão japonês, procuro seguir a instrução dele ao passar por essas portas com alguma dama(!).

 
At 11:08 AM, Blogger Ewerthon Tobace said...

Ah! A agua, da privada por exemplo, tambem roda ao contrário do Brasil. Mas isso tem explicação. O "redemoinho" de água, no hemisfério norte roda no sentido anti-horário e no hemisfério sul no sentido horário por conta da força gravitacional.
Gente, se eu estiver errado me corrijam!!!!
Mas acho que é isso.

Bjinhos,

Ah, vi a sugestao da Karie...
Vc tem tantos textos legais que nao sei qual postar la... vou fazer votacao!

 
At 11:46 AM, Blogger Karina Almeida said...

so para alfinetar:

KUNI, "ao avesso" eh uma forma mais bonitinha de falar que ta errado.

se voce sair de casa com a blusa do lado avesso (no brasil ou no japao) nao ta certo, ta? se voce colocar o papel no fax do lado avesso (no brasil ou no japao), nao vai chegar certo, vai?

hihihihihi...

mas "ao contrario" eh so "do outro lado" mesmo. voce tem toda razao! entao, eu prometo que vou tomar cuidado pra nao falar que o japao "eh do lado errado", mas voce vai ter que puxar a orelha de quem fala que o japao eh "do avesso" tambem.

hihihihihi...


ah, EWERTHON, nunca tinha reparado que a descarga gira do LADO CONTRARIO! que legal! vou verificar agora!!

bjinhos :D

 
At 12:39 PM, Blogger Juju said...

Neste post minha esposinha uma grande sacada teve!

Aqui no Japón mais outras coisas invertidas lembrei.

1) Hoje é 2006 outubro dia 3 (Terça). (a data é de trás para frente.)

2) Silva Airton; Fittipaldi Emerson
O seu nome invertido também se escreve.

3) Os títulos tudo pro fim vão.
Bush Presidente; Zico técnico; Ronaldinho jogador; Emerson-san (Mr. Emerson).

Mandou bem, Raquelzinha!

 
At 1:44 PM, Blogger Gisele Scantlebury said...

Raquel, essa coisa de falar como o Mestre Yoda o Paul tambem tinha observado quando eu disse a ele que acho bonitinho falar: OK desu. Ele traduziu para algo como "OK it is". Os dois rimos muito na hora.

Voces tem umas sacadas muito legais, Raquel. Adoraria um dia ler um livro escrito por voce. :)

 
At 2:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Gente, esses comentários estão um melhor do que o outro. Ri muito.

PARA KARUZO: agora já estou acostumada a falar de trás pra frente mas no início era difícil, eu nunca sabia o que vinha primeiro. A frase ficava toda embaralhada!

PARA KARINA: Como diria o Eistein, é tudo muito relativo...

PARA KUNI: Achei que só gueixa tinha de saber abrir porta! Parabéns, cavalheiro!

PARA O ALTO E AVANTE: Pois é essa do sentido do ralo eu também não tinha notado até o Emerson me chamar a atenção. Não é incrível?

PARA KARINA DE NOVO: Não vou tomar partido nessa polêmica. Deus me livre desagradar algum dos meus preciosos leitores! Mas quero me explicar: realmente "errado" é um dos sinônimos de "avesso", só que aqui eu usei no sentido de "contrário", que significa "oposto", "reverso".

PARA EMERSON: você está de férias do blog, mas continua afiadíssimo! Adorei as sugestôes e o estilo de trás pra frente!

PARA GISELE: Que legal! O Paul também é fã do mestre Yoda! Gi, acho que não levo jeito pra escritora, não. Mas mesmo assim fiquei toda metida com o seu comentário.

 
At 4:02 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi, descobri seu blog hoje!! Adorei!!! Vou virar sócia ;-)
um beijo pra voce!

 
At 5:29 PM, Blogger Karina Almeida said...

EU DE NONO:

xii, era pra alfinetar o kuni e alfinetei voce... gomen nasai! oops, desculpa!

ps: deu pra perceber que to de folga hoje ne? o tempo inteiro na internet. hihihi...

ps2: ai, eu sou muito burra mesmo! se voce trabalha comigo, como eh que nao ia perceber que eu to de folga. hihihi...

 
At 6:33 PM, Anonymous Anonymous said...

Nossa! fiquei pensando aqui se eu me lembrava de mais alguma coisa ao contrario no japao, mas nao me veio nada! Acho q o pessoal tem razao qdo me acha desligado demias. Prometo q vou ficar igual ao Ewerthon, q fica de olho ate no fluxo da agua na privada!!! :P

Otimo post! Vc e o emerson realmente tem um senso de humor afinadissimo! Continuem postando mais teorias malucas como essa. Como diria o Bono, I will follow... :

beijos!

 
At 4:46 PM, Blogger Paulo said...

Esse post foi um dos melhores!

Principalmente o humor afiado e um certo sarcasmo escondido atrás de algumas frases, o que eu acho uma marca registrada sua.

O Sr.Wan também mandou muito bem no comentário, tô rindo até agora!

Apoio a publicação no Ctrl+C Ctrl+V e a idéia do livro.

 
At 10:59 PM, Anonymous Anonymous said...

Uau!! Esse post tah demais!! E os comentarios estao oootimos tbem!! Gente, nao tenho nem mais o q comentar!! Parabens, fofinha!! To a cada dia mais fa... ;P

 
At 8:04 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu também já tinha lido que no Japão muitas coisas são ou eram ao contrário do ocidente.
Mas em relação às portas, algumas casas comerciais já estão usando essa de abrir para fora por questão de segurança. Em caso de emergência é mais fácil sair.
Nas datas também estão usando o ano primeiro, seguido do mês e dia. Os cheques dos bancos já vêm assim formatados.
Quanto aos livros, os leitores de mangá já se familiarizaram com a leitura de "trás" para a "frente".
A condução pela esquerda é utilizada em muitos países de expressão inglesa e até em Moçambique que fala português. Penso que a condução pela direita foi introduzida pelos americanos, talvez por revolta em relação aos ingleses.
Foi bom o Emerson tirar uns dias de férias heh heh.

 

Post a Comment

<< Home