Tuesday, June 13, 2006

Pra frente, Japão!!!


Derrota vergonhosa para a Austrália no primeiro jogo do Japão. Vencendo por 1-0, tomou 3 gols nos últimos 8 minutos de jogo: aos 39, 44 e 47 do segundo tempo. A manchete no jornal diz: "Samurais arrasados" (samurai munen, サムライ無念).

No dia seguinte, ao chegar ao laboratório, estavam os dois rapazes da pós-graduação e o meu orientador sentados ao redor de uma mesa improvisada. A cara deles era a do próprio "samurai arrasado". Aí o professor Fukuchi me diz com voz grave que quer fazer uma pergunta pra mim. "A gente está com uma dúvida cruel aqui." Ele fez uma pausa e mandou: "Se o Japão estiver precisando de uma ajuda no último jogo da primeira fase, será que o Brasil poderia dar uma facilitada?" Uau, essa é demais. O pessoal mal falava de futebol desde que cheguei ao Japão há 2 anos e agora estavam todos preocupados diante do péssimo resultado no jogo contra a Austrália.

Me fizeram uma bateria de perguntas. Queriam saber minha opinião sobre tudo: o que o Japão tem de fazer para se classificar, que o erro que o Japão não poderia ter cometido, o retrospecto do Japão em jogos contra a Croácia etc. Bom, fizemos uma futebol mesa-redonda lá mesmo no laboratório da faculdade e mostrei que não está tão mal assim. O Japão tem chances de passar à segunda fase se vencer a Croácia e arrancar um empate com o Brasil. Além disso a Austrália tem de perder da Croácia. Ficariam os três times empatados em segundo lugar e daria para se classificar no saldo de gols.
Bem, já são 11 e 16 da noite e às 4 h da manhã tem a estréia do Brasil na copa.

A imagem acima é um papel de parede do site da ESPN. Me inspirei do blog da Maíra, o Caravela Brasileira.

5 Comments:

At 11:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Ontem eu fiquei surpresa quando voltei pra casa. O trem estava surpreendentemente vazio! Dai me toquei que os japas tinham voltado pra casa mais cedo pra ver o jogo! Nao esperava por isso. O mais legal eh que varios caras que estavam dentro do trem assistiam ao jogo no celular. Muito chique, ne? Acho que eles estao mesmo aprendendo a gostar de futebol.

 
At 7:03 AM, Blogger Marco Aurélio said...

Emerson

A seleçinha( no diminutivo mesmo)venceu mas não convenceu. É duro ver o Galvão Bueno falando que o jogo contra Croácia estava duríssimo. Uma seleção fraca feito essa.

Um abraço

Marco Aurélio

 
At 11:50 PM, Blogger Karina Almeida said...

nao da pra acreditar! os japoneses que sao tao certinhos e que adoram a palavra que eu odeio: shooganai (uma especie de sinto muito, nao posso fazer mais nada), agora vem com esse papo de "o brasil dar uma facilitada"? to boba!!

mas pra falar a verdade, eu acho que vai rolar uma camaradagem entre o parreira e o zico sim. e apesar de precisar da conspiracao de todo o universo a seu favor, ainda tenho esperanca de que o japao se classifique!

 
At 2:07 AM, Blogger Maíra said...

Olá Emerson, então, que achou do jogo?! Um pouco abaixo das espectativas, não é?! Qto ao Japão, estou confiante neles, quem sabe ainda passam para a segunda fase!!!
Bom, resta-nos esperar q a nossa seleção melhore para o próximo jogo.
Bjos

 
At 10:02 PM, Blogger Juju said...

Po, Karina! Bobo fiquei eu. O Japao ta danado. O Zico falou que vai ter de sair do proximo jogo contra a Croacia com os 3 pontos. Acabei de ler uma entrevista com o tecnico da Croacia e ele falou a mesma coisa que o Zico. Existe uma diferença. A Croácia tem chances de vencer tanto o Japao como a Australia. (O Japao tambem tinha, mas ja despediçou a partida contra os cangurus.)
Vai saida faisca e um dos times vai ter de voltar para casa mais cedo.

 

Post a Comment

<< Home