Tuesday, March 07, 2006

O kanji da minha família e o escorpião

Na distante China, meu pai herdou de meu avô o sobrenome Wan.
E esse sobrenome foi passado a mim e aos meus irmãos. Quando pequeno, minha mãe havia me contado que Wan significava uma miríade, 10 mil ou uma quantidade bastante grande.

Ainda no Brasil, esse foi o primeiro kanji que aprendi a desenhar e por algum tempo aceitei o fato de que não havia mais nada a saber sobre ele. Só depois, no Japão, quando comecei a estudar a escrita chinesa, reparei que dentro do meu kanji havia um kanji de inseto (虫, mushi). Queria saber o que fazia um inseto dentro do kanji de 10 mil.

Descobri que o antigo significado para o meu kanji era escorpião. Mas afinal, o que 10 mil tem a ver com escorpião?

A razão é que o kanji de Wan nem sempre significou 10 mil.

Na época em que os kanjis estavam em formação, os chineses enfrentavam um problema para criar o kanji para a palavra Wan. Havia o som da palavra Wan mas ainda não havia um caractere para representá-lo. Os chineses então, em vez de inventarem um kanji totalmente novo, procuraram os kanjis já existentes que tinham o som de "wan" para tomar emprestado o símbolo. (Muitos kanjis diferentes têm o mesmo som em chinês.) Descobriram que havia vários kanjis para escorpião e um deles tinha exatamente o som de "wan." Os chineses então atribuíram o significado de 10 mil ao kanji de escorpião. Com o passar do tempo, o significado original de escorpião se perdeu e o kanji 萬 ficou com o significado atual: 10 mil ou miríade.

3 Comments:

At 12:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Sensacional! E pensar que eu agora também tenho escorpião no nome. E o meu Marçal, será que vem do inglês Marshall?

 
At 9:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Emerson, incrivel sua intimidade com os kanjis! Nao pude deixar de me surpreender com "aquele de 84 tracos!!!", felizmente capturado. Mas o que dizer daqueles que parecem inofensivos, como 生? Tem apenas cinco tracos, mas... imagina so... 14 formas de leitura! Eh demais!!!
Raquel, quanto ao seu sobrenome, me avise se descobrir a origem, ok? Por enquanto, curta bastante esse "escorpiao" aih! (^^)

 
At 11:20 PM, Blogger Juju said...

Haha!!! Obrigado, Silvia!
Esse 生... No way!
A cada hora que o encontro, ele aparece com uma leitura diferente. Mas 14 leituras? Acho que não sei mais que 5.
Mas vou lhe dizer, a minha leitura preferida do 生 é nama. Pois no restaurante sempre que pedem nama vem uma geladinha gostosa!

 

Post a Comment

<< Home