Tuesday, February 21, 2006

Não ria, Pascal!

Mote: "Desculpe-me por esta carta estar tão longa, mas não tive tempo de fazê-la mais curta." (Blaise Pascal, 1623-1662)

Nas últimas semanas, um misterioso campo de força envolveu minha mente e me infligiu um suplício de preguiça. Decidi, então, não escrever mais do que três parágrafos por mote. "Vai ser muito mais fácil," "Que idéia genial," "Por que não pensei nisso antes?" confabulei.

Entretanto, depois de fazer isso por uma semana, resultou o contrário. Não só virou uma tortura o trabalho para cortar míseras duas ou três palavras aqui e ali, como tinha de ler de quatro a cinco vezes antes de submeter cada textículo.

O método revelou-se um fracasso total pois tomou muito mais tempo. Foi aí que me lembrei da frase de Pascal. Acho que ele deve estar rindo na sua tumba agora.

5 Comments:

At 9:50 PM, Anonymous Anonymous said...

Genial, Pascal! Quem é jornalista sabe muito bem que escrever pouco é muito mais difícil do que escrever muito...Pode escrever mais do que três parágrafos. A gente adora te ler.

 
At 3:33 PM, Blogger Ewerthon Tobace said...

Caro Wanscal! A Rachell disse tudo. Escrever pouco é uma arte. Dizem que jornalismo é a arte de cortar palavras. Às vezes concordo, às vezes discordo. Na dúvida, escrevo sempre a mais. Gosto de ser prolixo às vezes. Mas continue assim, já falei para a Rachell e digo aqui em público: acho seus escritos geniais.
abs

 
At 10:19 PM, Blogger Karina Almeida said...

vou ter que abrir mão da originalidade e copiar o comentários dos outros... é que eu concordo com eles. escrever pouco é muito mais difícil! eu fico me policiando pra não escrever muito no meu blog, nem nos comentários. e deixa eu parar por aqui porque já extrapolei o limite de caracteres ideal para um comentário... ah, só mais uma coisinha: adorei o post! : )

 
At 12:40 AM, Anonymous Anonymous said...

Emerson, nao se preocupe, as suas prosas sao muito boas!! Tres, quatro, cinco paragrafos e meio... Tenho certeza q vao continuar sendo boas!! Bjinhos

 
At 8:53 PM, Blogger Juju said...

O carinho do publico me dá forças para sair da lama da preguiça!
Grato a todos os comentários!
(Ainda espero um comentário do próprio Pascal...)

 

Post a Comment

<< Home