Tuesday, January 31, 2006

Conversar dentro do trem só no modo EXPERT

No blog "Meu Japão é assim..." da Karina Almeida há uma história muito divertida sobre como se sentem os que tomam pito dos outros dentro dos trens em Tokyo por estarem falando no celular (leia em Eu infringi a lei).

Apontaram o dedo para você? Como evitar a vergonha?

Não se apóie apenas nos nossos 500 anos de experiência. Use a experiência milenar dos japoneses. Ao falar no telefone dentro do trem, diga (versão traduzida para o português) "Ah, entendi... bla bla bla. Mas eu tenho de desligar porque estou dentro do trem. Não, não, põe o molho de tomate antes do manjericão..." Nesse exato momento, aquele salaryman vestido de terno preto, com sangue de descendente de samurais correndo nas veias, respeitador das regras mais sagradas do trem, já está pronto para erguer o dedo em direção ao seu celular. Mas aí você lança: "É, mas eu tenho de desligar agora." Era a ducha de água fria que estava faltando. Aí, aquele cara desiste achando que você vai desligar. Então você dispara: "Pois é, aí você abaixa o fogo. Isso! É, mas eu tenho de desligar agora. Afinal, eu estou no trem!"

Não apenas com palavras, mas você deve usar de teatralidade. Faça uma conchinha com a outra mão perto da boca e curve-se um pouco. Isso gera um poderoso campo de força ao seu redor, dando-lhe mais alguns minutos de conversação.

Com esse recurso, não dá tempo pro cidadão apontar o dedo pra você. Você tentou, mas não foi por falta de aviso que o seu amigo no outro lado da linha não desligou!

15 Comments:

At 12:48 AM, Anonymous Anonymous said...

Oi! Vc não me conhece (sou irmã da Cris), adorei o seu texto! Mas não conte para a Karina, pois entrei no blog dela para fazer o meu primeiro comentário e resolvi comentar por aqui mesmo...

A sua tática é ótima, pena que não falo em japonês no celular.

 
At 8:22 AM, Blogger Juju said...

O modo Expert funciona em várias línguas. Você pode conversar em português e dizer shitsurei shimasu em intervalos regulares. Isso substitui o "ja vou desligar".

Por algum motivo, os japoneses protetores das leis só entendem a parte do shitsurei shimasu (até logo).

 
At 10:41 AM, Blogger Ewerthon Tobace said...

Pois eh Emerson, eu também ia comentar no da Karie, mas já que estou aqui, vou deixar meu comentário por aqui mesmo. Uso sempre a tática da conchinha com a mão. Gostei do complemento.
Aliás, ainda não deu para ler tudo do Projeto Andrômeda, mas vou terminar um dia. Estou adorando tudo. É isso. Para o alto e avante!

 
At 12:58 PM, Blogger Ewerthon Tobace said...

Aliás, muiiiiito bom o seu ponto de vista e seu comentário sobre o caso dos ricaços! A gente sabe que é assim que funciona a economia capitalista, mas sempre nos esquecemos disso... ou tentamos esquecer, ou fingimos esquecer...
valeu

 
At 1:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi, Emerson!

Eh muito engracado como voce escreve, dei muita risada!!!

Shitsurei shimasu (tem que abaixar a cabeca tambem???)

Ja decorei essa palavra magica!!!

 
At 2:25 PM, Blogger Bia said...

Este metodo funciona, companheiros. Eu ja testei!

 
At 3:11 PM, Blogger Juju said...

Atenção:
Alguns relatos já começam a aparecer confirmando a eficácia do "modo Expert ".
Não percam ao longo da semana mais testemunhos.
Agência de notícia Reuters

 
At 7:56 PM, Blogger Maíra said...

Boa tática! Hahahahah... Olha vim no teu blog por indicação do da Karina e já andei "bisbilhotando" por aqui! Adorei!!! Voltarei mais vezes!

Agora que já aprendi que não se pode falar no celular no trem, um dia q eu estiver aí no Japão e me ligarem eu uso a tua tática! =)

 
At 10:47 AM, Blogger Juju said...

Como diria o Clodovil: falar no celular dentro do trem pode... mas não deve!

 
At 11:57 PM, Blogger Karina Almeida said...

agora entendi porque o ibope do "eu infrigi a lei" foi tão baixo... todos os leitores fugiram pra cá!

não tem nada, não. fiquei feliz. pelo visto, eles leram. e como diz o ricardo freire (o xongas, da revista época), o número de comentários não é diretamente ligado ao número de leitores. ufa!!

mas eu também vim aqui pra comentar: ia reclamar que essa tática só funciona pra quem fala japonês, mas já que você ensinou a outra tática (do shitsurei shimasu), vou tentar testá-la! nossa, será que eu ainda tenho coragem de infringir a lei??

outra coisa: tô voltando ao mundo dos blogueiros e quero colocar a leitura e os comentários em dia. inclusive do projeto andrômeda, claro, que tá muito legal!

 
At 1:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Emerson,
Voce pode falar para Raquel que tem um link interessante para os estudos dela:

http://gridskipper.com/
http://ilbonito.picsfolio.com/ (meu amigo)
http://jeansnow.net/
http://www.japandesign.ne.jp

http://lion.main.jp/
Esse ultimo eh um cafe....eu achei em um dos links
se eu souber de algo mais te aviso!
beijos
dalton

 
At 2:13 PM, Anonymous Anonymous said...

http://www.inkaku.com/

mais um link para os estudos da Raquel...

 
At 10:32 AM, Blogger Juju said...

Oi, Dalton e Sr. Anonymous
Obrigado pelos links pra Raquel. To mandando pra ela.
Valeu!

 
At 12:54 PM, Anonymous Anonymous said...

Brigada, Dalton e Ano-san. Vou ver esses links ja!

 
At 2:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi, Raquel!
Perto do meu trabalho tem um restaurante para sumotoris, eu fui no lunch time. Eh muito legal! A comida eh boa (porcoes generosas) e no centro do restaurante tem apresentacoes de sumos. O meu email eh dalton.hasegawa@gmail.com

Escreva para mim, dai a gente troca figurinhas...

um abraco
dalton

 

Post a Comment

<< Home