Wednesday, November 30, 2005

Confusão de kanjis de ojisan e obasan

Mote: "Asse o pão com a farinha que tem."( Provérbio dinamarquês)

Cheguei ao Japão cru na língua japonesa e aos poucos fui aprendendo os kanjis básicos. Sempre que possível usava-os nos emails que escrevia ao meu simpático tio japonês, que mora em Chiba-ken. Num dos e-mails, resolvi inovar e escrevi "olá, ojisan" em kanji em vez de hiragana.

Idéia infeliz.

Na resposta, que veio muito rápido, meu tio me deu uma puxada de orelha: "O kanji de ojisan que você usou é para ojisan de 'tiozinho da vizinhança', 'pessoa desconhecida'. Mas fazer o quê... como você não sabe japonês direito, vou ter de explicar..."

O pobre deve ter levado um choque ao ler de seu sobrinho algo como: "Querido Tiozinho qualquer. Obrigado pela ..."

Na época também não entendi a explicação, pois era mais ou menos assim:
"Se o tio for irmão mais velho de sua mãe ou pai, o kanji é 伯父さん (leitura: ojisan), e se o tio for irmão mais novo de sua mãe ou pai, o kanji é 叔父さん (leitura: ojisan)."

Ainda, se você quiser se referir ao tiozinho da vizinhança ou, inclusive, ao Tio Sukita, você usa este kanji: 小父さん (leitura, para variar: ojisan). E foi esse o kanji que eu usei pro meu tio.

Moral da história: muito cuidado na hora de escolher os kanjis que você escreve no computador.
Pra quem não sabe, quando a gente escreve em japonês no computador, digita em hiragana. Se quiser transformar o hiragana em kanji (ideogramas) aperta um botão especial no teclado e um programa abre uma lista de kanjis pra você clicar no que quer usar. Quando a tal lista abriu eu não sabia qual escolher, cliquei no primeiro que vi e cometi essa gafe familiar.

2 Comments:

At 2:47 PM, Anonymous Anonymous said...

Tenho alguns amigos que fazem isso mesmo, escolhem qq kanji na lista e colocam..
Como meus kanjis se foram com o tempo por falta de uso, então arrisco a escrever apenas os mais comuns..rsrs
Mas, pelo que andei lendo, vc estudou bastante e espero que faça uso deles diariamente para não acontecer como aconteceu comigo.
Sou ex bolsita kenpi..ou melhor, sua "sennpai""rsrs..
Parabéns pelo Blog!!

 
At 2:47 PM, Anonymous Anonymous said...

Tenho alguns amigos que fazem isso mesmo, escolhem qq kanji na lista e colocam..
Como meus kanjis se foram com o tempo por falta de uso, então arrisco a escrever apenas os mais comuns..rsrs
Mas, pelo que andei lendo, vc estudou bastante e espero que faça uso deles diariamente para não acontecer como aconteceu comigo.
Sou ex bolsita kenpi..ou melhor, sua "sennpai""rsrs..
Parabéns pelo Blog!!

 

Post a Comment

<< Home